O uso do véu é MANDAMENTO DO SENHOR. Disso, o povo remanescente, a Igreja de Cristo na terra, não tem a menor dúvida.
Existem, no Brasil, várias denominações onde o uso do véu também é mandamento do Senhor. A maior delas é a Congregação Cristã no Brasil (a CCB).
Temos também a Igreja de Deus do Sétimo Dia, a Congregação Cristã do Sétimo Dia, a Obra da Restauração, a Igreja Sinos de Belém, a Igreja Renovadora Cristã, os Discípulos, a Congregação Cristã Apostólica, a Igreja Casa da Restauração e mais algumas outras que tem o uso do véu para as sua mulheres como mandamento do Senhor.
A igreja remanescente, que ainda está esparramada em algumas denominações, ou que não faz parte de denominação alguma ensina e crê FIRMEMENTE que é NECESSÁRIO que as nossas irmãs usem o véu, porque se elas assim não o fizerem, estarão EM PECADO.
Para nós, o véu NÃO É UM ADORNO e nem o seu uso é opcional. Toda mulher que verdadeiramente for convertida a Deus e a Jesus Cristo alegremente usará o véu durante os santos cultos.
Hoje em dia vemos que a grande maioria das igrejas evangélicas seguem o modismo e o secularismo mundano, mas mentirosamente tentam dizer ao mundo que seguem a Bíblia e a doutrina.
Porque os teólogos e pastores de hoje inventam mil e umas estórias para esquivar-se do mandamento CLARÍSSIMO do uso de véu pelas servas de Deus durante as reuniões e cultos como encontramos muito bem explicado na Palavra de Deus, conforme se acha escrito em I Coríntios 11:1-16??
A doutrina relacionada ao uso do véu pelas mulheres cristãs nas reuniões de oração e nos cultos de adoração e louvores a Deus possui base bíblica, SIM, conforme lemos em I Coríntios 11:1-6.
Vamos destacar o que diz os versículos 5 e 6 de I Coríntios capítulo 11:
"Mas TODA a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é COMO se tivesse rapada".
"Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, QUE PONHA O VÉU".
Infelizmente existem muitas pessoas que não estão interessadas na obediência dos mandamentos do Senhor conforme exaram os textos bíblicos, e suscitam explicações das mais escabrosas possíveis para contradizer a Palavra de Deus.
Em relação ao mandamento do uso véu pelas mulheres cristãs, a "explicação" mais freqüente para combater o uso do véu é dizer que a cidade de Corinto era uma região portuária e habitavam ali muitas prostitutas que, ao se converterem, usavam o véu por obediência ao apóstolo Paulo.
Isso porque, conforme dizem os teólogos, existia uma tradição onde as prostitutas traziam consigo um sinal notório – tinham a cabeça raspada, e assim, o uso do véu cobriria sua vergonha até que seus cabelos crescessem novamente.
Ora, ora, vão contar essa fábula lá na esquina, esses teólogos corrompidos de entendimento!
Essa "explicação" dos teólogos está anos-luz longe da verdade, vejamos:
Não se encontra na Bíblia NENHUMA citação desta fábula de prostitutas calvas, ao contrário, existe algo para se pensar, numa passagem bíblica do Antigo Testamento, em Números 5:18 que trata da mulher suspeita de adultério:
"Então, o sacerdote apresentará a mulher perante o Senhor e descobrirá a cabeça da mulher..."
Ademais, observa-se nítidamente que o mandamento do uso do véu não é porque os cabelos estão rapados, o texto bíblico demonstra que se a mulher não usar o véu é COMO, se estivesse rapada, e conclui determinando que, se a mulher não se cobre com véu, que raspe então os cabelos, mas, se para mulher é indecente ou vergonhoso raspar o cabelo, cumpre-lhe tão somente usar o véu.
Nessa mesma conduta, mas afirmando o motivo do uso do véu, a Palavra de Deus em I Coríntios 11:10 assim preceitua:
"Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”.
Dessa forma há de se concluir que o mandamento bíblico em relação ao uso do véu não está ligado às prostitutas, mas as mulheres cristãs obedientes à palavra de Deus, isso sim!
De outra forma, mas na mesma intenção de colocar em dúvida a doutrina de uso do véu, existem ensinamentos dando conta de que o texto bíblico em referência tão somente afirma que o cabelo é dado em lugar do véu, e, por isso, inexiste qualquer mandamento bíblico no sentido de usar propriamente o véu.
Da forma como os argumentos da Palavra de Deus estão dispostos no texto bíblico, no mínimo acreditamos que o apóstolo Paulo não teria redigido uma carta para a igreja tratando do uso de véu, e logo a seguir concluir que nada disso tem valor ou nada disso é preciso.
Nunca se lê uma carta do fim para o começo.
Mas, infelizmente, existem aqueles que lêem a Bíblia do final para o começo, e neste caso, lêem I Coríntios, capítulo 11 do verso 16 para o verso 01 e fazem essas nhacas de interpretações, como esta que os teólogos inventaram a respeito do uso do véu, tudo porque eles NÃO desejam que este mandamento seja obedecido nas suas igrejas.
Isso porque, é evidente que o apóstolo não iria ordenar tão enfáticamente por meio dos versículos 5 e 6 de I Coríntios 11 que as mulheres cristãs devem usar o véu, e depois concluir no verso 15 que o cabelo é que é o véu.
Dessa forma, além de contrariar a sua própria argumentação em relação ao uso de véu, colocaria em crise o versículo 04 de I Coríntios 11, que afirma:
“todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra sua própria cabeça”.
Ora, se o cabelo é véu, os homens também estão de véu, pois eles também tem cabelos...
Se a afirmação que o uso do véu para as mulheres é coisa do passado e era aplicado somente naqueles dias, isto vale dizer que o inverso também é verdadeiro, ou seja, os homens de hoje deveriam orar com as suas cabeças cobertas, pois a Palavra de Deus teria determinado somente para aquela época que o homem deveria, ao contrário das mulheres, orar com a cabeça descoberta ( Ver I Coríntios 11:4).
Teriam, porventura, os homens de hoje usar o "tallith" (um xale de quatro pontas) sobre suas cabeças como faziam e fazem atualmente os judeus que oram com a cabeça coberta nas sinagogas, tendo em vista que o costume da cabeça descoberta seria somente para aquela época?
Percebem o absurdo dessa interpretação?
Se não bastasse isso, se o uso do véu pelas irmãs fosse válido somente para aquela época, isto equivale dizer que hoje em dia os anjos do Senhor não mais estariam ao redor daqueles que O temem. O versículo 10, de I Coríntios 11, é claríssimo, a mulher deve trazer a cabeça coberta por causa dos anjos.
Se ensinarmos que a mulher não deve usar véu é o mesmo que dizer que os anjos não existem ou não atuam mais!
Mas é engraçado, esses teólogos evangélicos estudam teologia anos e fio e não conseguem enxergar o que até mesmo uma criança disposta a obedecer a Deus enxerga!
Ah, não nos esqueçamos que as feministas evangélicas ODEIAM o uso do véu!
Elas dizem:
"O apóstolo Paulo não gostava de mulher!"
Sem dúvida essa afirmação procede do diabo. O movimento feminista infiltrado em MUITAS igrejas evangélicas tem lançado essa leviandade, com a maldosa insinuação de que Paulo era misógeno, ou seja, não gostava de mulheres.
Quanto argumento besta somente para justificar o não uso do véu pelas mulheres nos cultos!
As revelações contidas na Palavra de Deus não são de entendimento humano, mas sim vieram por inspiração do Espírito Santo.
A Palavra de Deus confirma em II Timóteo 3:16-17 e II Pedro 1:20-21 a sua própria inspiração, a qual não deve estar sujeita a critérios humanos de espécie alguma.
Portanto, quem manda as mulheres usarem o véu nos santos cultos da igreja não é o apóstolo Paulo, mas sim o Espírito Santo de Deus.
E com relação ao uso do véu alguém poderá fazer as seguintes perguntas:
01)-"Que tipo de mulher deve usar o véu? As casadas somente ou as solteiras, também?
Resposta:
A Palavra de Deus não especifica nada a respeito. Entendemos que o uso do véu é para TODAS as servas de Deus, independente se são casadas ou solteiras.
Existem pais cristãos que exigem que suas filhas usem o véu e impõem o seu uso a estas, mesmo sem serem convertidas e nem terem idéia do que estão fazendo.
Todas as irmãs que usam o véu que PRECISAM SABER exatamente o que estão fazendo e todas as irmãs devem ser devidamente doutrinadas a respeito deste mandamento.
Mas existem igrejas que adotam este mandamento, porém NÃO DÃO a devida doutrinação a respeito dele.
Eu sou membro de uma dessas igrejas. Sou membro da Congregação Cristã no Brasil (CCB) e até hoje, depois de vários anos congregando, somente uma ÚNICA vez ouvi uma pregação ensinando às irmãs sobre o mandamento do véu, e naquela pregação em certa casa de oração da CCB o irmão explicou muito bem por que as irmãs da CCB usam o véu e, inclusive aquele irmão frisou bem que o uso do véu é MANDAMENTO DO SENHOR.
Porque em algumas igrejas que tem esta doutrina, existem irmãs que não tem a menor idéia do porque usam o véu e nem sabem achar nas Escrituras aonde fala sobre o seu uso.
Muitas irmãs da CCB se enquadram nessa parte. Usam o véu somente por costume, ou porque nasceram na igreja ou porque são igrejificadas, tão somente isso...
Além disso, as irmãs que usam o véu devem ter TESTEMUNHO de vida cristã, do contrário o uso do véu será para elas sómente um costume e mesmo um fardo.
2)- Em que ocasião ou ocasiões devem as irmãs se cobrirem ? Quando oram ou profetizam sómente ? Só na igreja? Em casa também é válido?
Reposta:
Recordemos ainda que o propósito do véu é representar a sujeição da mulher cristã ao seu cabeça.
Lembrem-se: Cristo, cabeça do homem, o homem cabeça da mulher - I Coríntios 11:3.
E, já que entre as mulheres verdadeiramente cristãs isso não muda, entendemos que boa coisa é que a mulher sempre que possível traga o véu entre os seus pertences pessoais.
Poderão ocorrer situacões em que as irmãs poderão não estar com seus véus a mão, então nesses casos entra o que a Escritura diz em I Corintios 11:15, a saber que "o cabelo foi dado em lugar de véu" .
Engraçado, existem igrejas que insistem que o cabelo é o véu da mulher e que só o cabelo cumpre essa função, não havendo necessidade de "um pedaco de pano na cabeça", como eles chamam o véu.
Mas já vimos acima que os que assim pensam estão redondamente enganados...
Como eu sou membro da CCB, já vi em certas localidades desrespeito e leviandade de certas "irmãs" da CCB com relação ao uso do véu.
Já vi irmãs indo ao banheiro com o véu na cabeça e também engatadas no maior bate-papo nos corredores da casa de oração.
Tais atitudes são levianas e pecaminosas, além de ser um desrespeito total ao mandamento de Deus.
É nisso que resulta uma igreja deficiente na doutrina e no ensino da Palavra de Deus.
As irmãs que usam o véu, devem usá-lo para aquela finalidade prescrita pela própria Palavra de Deus: Devem usá-los nos santos cultos, quando estão orando ou quando estão profetizando (I Coríntios11:5).
Por isso que aquelas que usam o véu, mas ficam pelos corredores das casas de oração, batendo papo e fofocando, estão completamente fora de doutrina.
Quando vão ao banheiro com o véu na cabeça ou quando saem da casa de oração para namoricos do lado de fora, com o véu à cabeça, (eu já presenciei isso) também estão completamente fora de doutrina.
Nosso Deus é um Deus de ordem e decência (I Coríntios 14:40) e, segundo a Palavra de Deus, TODA desobediência e transgressão recebeu a justa retribuição (Hebreus 2:2).
Usar o véu de qualquer jeito é ser DESOBEDIENTE!
Também é fora de doutrina enterrar uma irmã falecida com o véu na cabeça.
Prezados, os mortos não sabem de coisa nenhuma (Eclesiastes 9:5-6 e 10, Salmo 115:17; Isaías 38:18-19).
Debaixo da terra nenhuma irmã irá precisar do véu, porque lá ela não vai mais congregar, profetizar e/ou orar.
Voltemos agora a falar sobre as igrejas que insistem que o cabelo é o véu da mulher e que as servas de Deus não precisam de "um pedaço de pano na cabeça".
Se esse pensamento está correto então seria até cômico concluirmos que o cabelo das irmãs seria tirado fora quando elas estivessem na rua, por exemplo, e colocado de volta durante os cultos, ou em qualquer ocasião na qual elas estivessem orando ou profetizando.
Isso seria rídiculo e uma total contradição daquela doutrina que a Bíblia ensina em I Coríntios 11:3-7.
Além disso, Nosso Deus é um Deus de ordem e decência (I Corintios 14:40) e Ele não é um Deus de confusão (I Coríntios 14:33). Por essa razão, as nossas irmãs usam véus de cor branca, devidamente padronizados.
Não adotamos o uso de véus de cores diversas ou com enfeites, porque isso estimularia o desfile de modas dentro da igreja, estimularia a vaidade, estimularia a emulação e apartaria as irmãs da simplicidade de Cristo (II Coríntios 11:3).
Deus se agrada que haja ordem e reverência no meio do Seu povo. Deus também se agrada da simplicidade.
Nada de véus rebuscados ou enfeitados, porque quando as servas de Deus põem os seus véus elas não estão usando-os para um desfile de modas e nem para competição ou vaidade.
As irmãs, quando põem os seus véus, devem cobrir totalmente as suas cabeças.
Para algumas mulheres cheias de mundanismo e não-convertidas, parece que o véu é um fardo, então fazem todo o possível para jogá-los bem para atrás das suas cabeças, deixando grande parte dos cabelos a mostra.
Para as santas de Deus, entretanto, é uma alegria e um motivo de regozijo quando põem os seus véus; nelas existe o temor e a reverência.
Como em tudo o que fazemos para Deus, nisto também tem que haver respeito e reverência.
Se existe alguma irmã ou testemunhada que tem o péssimo costume de mascar chicletes quando estão usando os seus véus, na casa de oração ou fora dela, estas deveriam ser advertidas a parar com esse péssimo costume e deveriam ser devidamente doutrinadas sobre o que é o temor a Deus, pois se fazem isso, é porque não tem temor a Deus.
Mas como existem por aí muitos anciães e muitos cooperadores calça-frouxa, que nem orientam e nem doutrinam a irmandade, então em certas congregações certas irmãs fazem o que lhes dá na telha...
E, se houver alguma irmã, maiormente entre as jovens, que podem até estar usando os seus véus, porém com o seu mau testemunho demonstram que estão com o coração cheio de sensualidade, erotismo, carnalidade, sedução e podridão, tais irmãs devem ser severamente exortadas (Tito 1:13) a que busquem o arrependimento e se santifiquem.
O uso do véu pelas irmãs faz parte da santificação da igreja. Tenhamos sempre na mente e no coração que sem santificação ninguém verá o Senhor, conforme lemos em Hebreus 12:14.
Deus abençoe a todos.
E só o Seu Santo Nome seja Eternamente Louvado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amém, prezado, obrigado por sua visita.
ResponderExcluirIremos examinar o seu blog, e examiná-lo, pois sempre desejamos aprender da veraz doutrina que conduz ao Criador.
Sabemos que a Palavra de Deus nos fará sábios para a salvação, pela fé que há em Jesus Cristo (II Timóteo 3:15).
Que a Santa, Bendita e Gloriosa Palavra de Deus seja sempre exaltada nas nossas vidas.
Deus o abençoe.
Fique na Paz de Deus.
“Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: Não manuseie, não prove, não toque? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm de fato aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne” (Cl 2.20-23 - N.V.I).
ResponderExcluirPrezada, NÃO SE ENGANE, o uso do véu pelas servas de Deus é MANDAMENTO DO SENHOR!
ResponderExcluirDISSO NÃO EXISTE A MENOR DÚVIDA!
O apóstolo Paulo afirmou que, "se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são MANDAMENTOS DO SENHOR" (I Coríntios 14:37).
E o uso do véu está MUITO CLARO ser um desses "MANDAMENTOS DO SENHOR" (I Coríntios 11:2-16).
E esses versículos que você citou acima, de Colossenses 2:20-23 NÃO TEM NADA A VER COM O USO DO VÉU.
Procure ser ESPIRITUAL e vá COMPARAR COISA ESPIRITUAL COM COISA ESPIRITUAL (I Coríntios 2:13).
Só assim você entenderá a doutrina acerca do uso do véu.
E, por favor, pare de aceitar as presepadas vindas dos pastores e dos teólogos corrompidos e vá examinar as Escrituras POR SI MESMA,TODOS OS DIAS, vá fazer como os bereanos fizeram (Atos 17:11).
Fique na Paz de Deus.